Lancei meu e-commerce e não está vendendo. Por quê? – S.O.S. Webdesign
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Meu Ecommerce Nao Vende

Lancei meu e-commerce e não está vendendo. Por quê?

Recebi essa pergunta via o instagram da S.O.S. Webdesign, enquanto fazia meu filho dormir, e pediu para que eu avaliasse as mídias sociais dela e o que ela estava fazendo de errado no marketing. Hoje de manhã, durante as leituras de algumas notícias matinais, me deparo com um outro empreendedor com o mesmo problema, de um ramo completamente diferente e do outro lado do Brasil.

Nos dois casos eles se prepararam bem, fizeram suas mídias sociais bem feitinhas, com mais de 5.000 seguidores cada. O senhor da segunda loja ainda foi mais longe e fez uma base de dados de e-mail marketing com uma fórmula de lançamento, conseguiu 10.000 seguidores no face e 5.000 no insta. O planejamento deles era converter 1% de todos esses usuários já no primeiro mês, para que pudessem pagar os custos de todo o investimento até o momento. E a surpresa: a moça vendeu 4 items e o rapaz 6. Por quê? Onde erraram? Foi a campanha? O público alvo? A forma de falar com o usuário?

Eu não vi a campanha do rapaz, mas acredito que o problema deles e de inúmeros outros empreendedores seja o mesmo: tempo x credibilidade. A questão é: você vende suas camisetas a R$65,00 , porquê vão comprar uma camisa sua e não a de uma marca famosa? Não estou falando de pessoas que apoiam o pequeno empreendedor, estou falando da maioria das pessoas.

Elas precisam de credibilidade, saber que vão receber, que o tecido é bom pelo custo x benefício e saber que vão gostar. Para isso, não basta estar escrito no site, precisa ter tempo de mercado. E, claro, que o todo o pré-marketing que eles fizeram não foi em vão, isso dará visibilidade pra marca, um outdoor bem grande: olha, a gente ta aqui! Começamos agora, mas estamos aqui. E verá que em pouco tempo as vendas virão!

É possível acelerar esse processo, através das dicas abaixo:

  • Participar de grupos sociais (grupos no facebook por exemplo) com o seu público alvo;
  • Fazer um sorteio e pedir para o cliente que receber postar nesse grupo ou postar como feedback no seu site;
  • Você pode tirar print dos seus feedbacks e postar nas suas redes sociais;
  • Se mostrar presente no pré e no pós atendimento (isso aqui vai gerar um SUPER feedback positivo);
  • Postar diariamente nas mídias sociais, sempre com espaço de tempo adequado para cada uma delas;
  • Continuar com as estratégias de marketing digital, é aqui que você vai continuar com seu fluxo de público alvo, aumentar sua credibilidade e iniciar sua conversão de vendas;
  • Ver se sua ferramenta de venda está adequada e fácil de usar;
  • Verificar se suas formas de envio e formas de pagamento estão funcionais;
  • Alertar os usuários de possíveis mudanças nas formas de pagamento e formas de envio (vide os últimos avisos do correio aqui no site da S.O.S. Webdesign)

O que eu não indico aos meus clientes é fazer “descontão” pra gerar clientes, porquê isso levanta o questionamento da qualidade do produto e acaba queimando a marca. Além de poder “viciar” clientes em aguardar por descontos muito grandes para fazer compras. O ideal é guardar esses descontos para épocas do ano em que eles precisarão ser usados, como BlackFriday ou Natal.

Enfim, é importante saber que todo e qualquer negócio é como um investimento, que precisa de tempo, dinheiro, conhecimento e trabalho para crescer e prosperar. Um ecommerce, por melhor que ele seja, é um investimento a médio prazo!

Se você quiser otimizar suas campanhas digitais ou montar estratégias de marketing digital, aumentar sua base de clientes e começar mais rápido a converter esses clientes, entra em contato conosco! Nós vamos adorar receber seu projeto <3

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