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Você tem uma lista de transmissão?

Post Series: Dicas Social Media

Caso você faça vendas para clientes finais, leia esse post até o fim, pois ele vai te ajudar a render algumas vendas no mês. Aliás, há quem venda somente através das listas de transmissões e é uma ferramenta excelente para venda e pós-venda!

  1. Lista de Transmissão
  2. O que é necessário?
  3. Quais “problemas” isso pode gerar?
  4. O que devo fazer?

Há duas formas de se fazer Lista de Transmissão

Uma delas é através do Whatsapp. O Whats é uma ferramenta poderosa na hora da venda e na hora do pós-venda, e não digo isso apenas da boca pra fora, temos clientes da S.O.S. que vendem mais de R$40.000,00/mês apenas através do whatsapp, o que fazemos é lançar a maior parte do contato para o site ou para as formas de contato do cliente e assim finalizar a venda através de outros caminhos, como no caso do Whats ou E-mail.

Outra é uma ferramenta aqui da S.O.S. Webdesign que transforma clientes do facebook em lista de transmissão utilizando o inbox. Mas, vamos focar esse artigo no whatsapp e caso tenha interesse na nossa ferramenta, entra em contato com a gente!

Uma lista de transmissão pode ser comparada ao e-mail marketing, com a vantagem de ter uma taxa de conversão extremamente superior. Ou seja, você vai adquirir seus contatos, montar listas, montar sua estratégia de envios e converter em vendas. O importante é organizar seus contatos nomeando e cadastrando cada informação que puder obter do seu possível cliente, além de pensar antes de enviar as mensagens, para não cometer nenhuma gafe ou acabar fazendo com que o cliente tenha vontade de sair da sua lista, ou seja: não adianta mandar 1 mensagem de produto por dia, ninguém gosta de spam diário.

O que é necessário?

No caso do Whatsapp, o necessário é ter um bom celular smartphone, uma câmera de celular de boa qualidade, iluminação para as fotos, APP de edição de foto, uma internet adequada e bons produtos!

Paciência, tempo e muito carinho farão a diferença.

Quais problemas isso pode gerar?

Bom, caso você não esteja bem alinhada com seu público alvo, pode acabar gastando muito tempo e empenho e ter pouco resultado. Além disso, é necessário ter tempo para atender as clientes, seja para vendas ou reclamações, caso contrário poderá receber feedback negativo por mal atendimento.

Há também o problema de clientes sem noção de limite ou de horário ou ainda o risco de perder o ar “profissional”.

Perder a paciência está fora de cogitação! Somos humanos, mas também somos profissionais.

O que devo fazer?

Otimização é a palavra! Você precisa otimizar seu tempo na hora de responder aos clientes, então separá-los em listas através de tamanhos, idade, cidade, … facilita muito! Assim, se você quiser enviar apenas para São Paulo, devido ao preço do frete, você pode enviar para a lista específica. Ou se tiver recebido somente roupas do tamanho G, já sabe pra quem mandar!

Atenda sempre as reclamações antes das vendas e em seguida atenda todas as pessoas interessadas. Simpatia e bom marketing pessoal farão você transformar seus feedbacks negativos em feedbacks positivos, e as vezes as clientes compram mais do que precisam quando o atendimento é feito com carinho. Nos casos de atendimento via whats, o marketing pessoal está atrelado ao marketing da empresa de forma direta!

Cada cliente deve ser atendido como se fosse único! Não dê a impressão que está falando com 1000 pessoas ao mesmo tempo, mesmo se estiver. Ainda sim, transparência é primordial, então seja sempre sincera com seus clientes, se estava ocupada para atender, diga “Estava ocupada, mas agora estou a disposição caso possa conversar”.

Ser cortês não impede que você seja claro com relação ao horário do seu atendimento! Então, caso alguém lhe envie uma mensagem 00:00 você pode respondê-la ou não, mas indico que seja “Oi Fulana, meu horário de atendimento é das 9 as 18 de segunda a sexta, por isso não vou conseguir conversar agora. Mas, nos falamos amanhã cedo!”. É verdade que muitas pessoas compram no impulso e deixar de atender alguém naquele momento pode significar perder vendas, mas acredito que a sanidade mental deve ser preservada para todo e qualquer empresário, então se você não tem uma equipe de vendas / atendimento, não adianta tentar se dobrar em 3.

Não tem problema você não ter uma peça ou não poder atender um cliente, desde que essa informação seja passada com respeito. E outros problemas também podem acontecer, mas é preciso passar informações com sabedoria. Se você foi ao correio e não conseguiu depositar a peça, seja sincera com sua cliente, de forma profissional “Oi Fulana, estou aqui nos correios e não estou conseguindo enviar, depositarei para você em x dias”, essa solução precisa ser verídica e não afobada, não prometa para amanhã o que você não pode cumprir, o mais importante para o cliente é ele receber o que ele precisa quando a empresa disser que ele vai receber, prometer algo que não poderá cumprir é feedback negativo na certa! Então, melhor um cliente frustrado por 1 semana, com ele sabendo que atrasará 1 semana, do que um cliente frustrado por 1 semana achando que sempre receberá “amanhã”.

Por mais que um cliente seja mal educado ou irritante, não perca a paciência, não seja irônica, não dê cutucadas. Frases como “caso prefira, podemos devolver o dinheiro e encerramos” e “compreendo sua frustração e sinto muito pelo problema gerado, mas estou disposta a resolvermos juntas, vamos?” são primordiais para manter respeito entre empresa x cliente. Se você errou, admita e solucione; se o cliente errou, passe o passo a passo de como podem resolver o problema!

A S.O.S. presta esse serviço de atendimento?

No caso de vendas de produtos: Sim. Mas, normalmente é necessário fazer algumas mudanças na logística da empresa. Mas, garantimos que os retornos são maravilhosos!

Caso você mesma tenha tempo para fazer, esse artigo com certeza terá te ajudado muito!

 

Boas vendas!

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