skip to Main Content

Como otimizar meu site?

Tempo de leitura 2 minutos

Principal problema

O principal problema da maioria dos sites é o peso das imagens, mesmo que você coloque imagens menores, elas ainda serão as principais responsáveis pelo peso e tempo de carregamento da sua página principal.

Mesmo um usuário com um pouco mais de experiência, ainda não vai atingir o melhor formato de otimização sem ferramentas ou conhecimento adequado para fazê-lo. Por isso, montamos esse artigo para dar um norte aos nossos clientes.

O que mais pode afetar?

Você pode clicar nesse link para acessar as ferramentas de análise de otimização e velocidade do seu site. Depois da análise, encontrará algumas sugestões como: adição de GZip, LazyLoad e afins. São modificações que tem como objetivo carregar apenas o essencial ao usuário primeiro, depois scripts e por ultimo imagens que não aparecem na tela.

Todos os sites já são desenvolvidos pensando na otimização, assim como o nosso próprio servidor (um dos motivos de ele ser exclusivo para nossos clientes). Mas, percebemos que a necessidade de um serviço voltado a otimização tem sido cada vez maior.

Afinal, após a entrega do site, é normal que o cliente coloque suas imagens, artigos, notícias no site. Além disso, outros módulos (plugins) são adicionados ao site ao longo da vida deste.

Posso fazer por conta própria? Claro! Sugerimos que você leia nosso artigo sobre CDN e a indicação de plugins de otimização.

A otimização de um site vem de um conjunto de ações, por exemplo:

  • Redimensionar imagem e “salvar para web” no photoshop (mantendo a qualidade, mas diminuindo o peso) ou utilizar o site Squoosh par redimensionar a imagem antes de carregá-la no site;
  • Não utilizar imagens maiores que 1900px para banners e 800px para produtos;
  • Observar qual é o tamanho ocupado pelas imagens dentro de cada área do site, redimensionando-a adequadamente;
  • Converter as imagens para .WEBP para navegadores compatíveis, deixando-as em .JPG para os não compatíveis (como no caso do SAFARI);
  • Utilizar outros canais para subir vídeo, como youtube;
  • Preferir utilizar código (CSS ou JS) ao invés de imagens – exemplo: fundo azul pode ser colocado em css ao invés de uma imagem azul;
  • Utilizar WP Rocket para auxiliar a comprimir arquivos .css, .js e outros, além do cachê;
  • Utilização de CDN;

Nossa Solução

Hoje na S.O.S., temos nosso plano básico; a novidade é que agora estamos criando o plano Optimization!

Todos os sites são desenvolvidos já pensando na otimização, mas percebemos que nossos clientes tem tido cada vez mais a necessidade de um plano como esse, pois não possuem conhecimento o suficiente para configurar uma CDN, por exemplo. Além disso, o plano básico é o que temos utilizado até hoje para: criação do site + suporte técnico + hospedagem + tira dúvidas.

O plano Optimization visa otimizar a plataforma

O que esperar?

O plano Optimization poderá melhorar seu site entre 40% e 60% seu site, seja ele institucional ou loja virtual. Em alguns casos a otimização pode chegar a 85%!

A otimização visa:

  • Acelerar o seu site no desktop + mobile;
  • Evita que o site caia ou tenha lentidões;
  • Melhora na experiência do usuário;
  • Aumentar a taxa de conversão para lojas virtuais;
  • Facilitar a navegabilidade do usuário;
  • Melhoria nas pontuações para Ranqueamento Orgânico (SEO – Search Engine Optimization);

Importante: somente é possível participar desse plano os clientes que estiverem na hospedagem da S.O.S. Webdesign, tendo em vista que algumas hospedagens são mais lentas ou incompatível com CDN.

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você é um robô? *

Back To Top